top of page
Buscar

Mitos e Verdades sobre a regulamentação da profissão de criminólogo no Brasil.

  • Foto do escritor: abrabacrim
    abrabacrim
  • 19 de jan. de 2024
  • 1 min de leitura

1 - "Enquanto a profissão não for regulamentada, não posso trabalhar com criminologia"

Mito: a regulamentação de uma profissão estabelece, através de uma lei própria, deveres e direitos para esse profissional, bem como parâmetros e exigências para o exercício da profissão, mas a ausência de regulamentação não torna sua prática ilegal. Muitas profissões ainda não são regulamentadas no Brasil.


2 - "A regulamentação da profissão pode trazer mais visibilidade e oportunidades de trabalho para os criminólogos"

Verdade: com a devida regulamentação, os profissionais da criminologia poderão ter mais visibilidade, além de ter suas funções melhores definidas e compreendidas pela sociedade, resultando em mais oportunidades de trabalho em locais onde os criminólogos realmente possam contribuir para uma sociedade melhor.


3 - "A associação não está fazendo nada pela regulamentação da nossa profissão"

Mito: durante o ano de 2023, a diretoria da associação se reuniu exaustivamente com juristas renomados e políticos, para a elaboração de um Projeto de Lei com o objetivo de regulamentar a profissão no país, e agora segue com tratativas políticas para que este projeto seja proposto, a nível Federal, em Brasília.


4 - "A profissão deve ser regulamentada com o auxílio de quem entende de criminologia"

Verdade: muito embora a regulamentação da profissão seja uma das questões mais importantes para os bacharéis em criminologia neste momento, ela deve ser feita com muita cautela e atenção, mas que realmente represente aqueles profissionais que atuam com a criminologia na prática, e os que atuarão futuramente, pois essa lei será responsável por definir os principais parâmetros legais de atuação deste profissional.

 
 
 

Comentários


bottom of page